We Smile fb We Smile in We Smile yt instagram right-arrow Made with love by Platz"

Sim, não há como negar que os alinhadores transparentes caíram no gosto dos brasileiros. Hoje é cada vez mais comum ver alguém realizando este tipo de tratamento, que atua com prazos muito mais rápidos e diversas vantagens em comparação ao procedimento tradicional. Mas afinal, em quais casos o aparelho invisível funciona? Continue a leitura e descubra a seguir!

Principais vantagens do aparelho invisível

Sem dúvida, existem diversos fatores que podem influenciar na necessidade do tratamento ortodôntico.

No entanto, na grande maioria dos casos, o aparelho invisível funciona como um excelente procedimento, que além de não comprometer o visual, realiza seu trabalho em aproximadamente 6 meses, tempo muito menor se comparado ao tratamento convencional.

Ou seja, este tipo de procedimento oferece mais agilidade, discrição e conforto aos pacientes, pois não tem restrições alimentares e elimina o risco de machucados e desconforto com bráquetes e fios de metal.

Em quais casos o aparelho invisível funciona?

Talvez você já tenha visto algo sobre este tipo de alinhador, mas ainda tem dúvida se ele pode ser aplicado no seu caso, não é mesmo?

Por isso, decidimos listar para você em quais situações o aparelho invisível funciona e é indicado:

Diastema

Primeiramente, é preciso esclarecer que trata-se de um dos casos mais comuns na busca pelo tratamento ortodôntico. Dessa forma, quando falamos sobre diastema estamos nos referindo ao espaço extra entre dois ou mais dentes. A princípio, ele é observado com mais frequência nos dois dentes da parte da frente na arcada superior.

De acordo com dentistas, o problema é causado pela diferença de tamanho entre os dentes, pela falta de algum dente e até mesmo por disfunção do freio labial.

No entanto, caso a complicação seja realmente com o freio labial, o recomendado é considerar a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico que envolve o corte e reposicionamento para permitir maior flexibilidade.

Mas caso contrário, o aparelho transparente pode realizar o tratamento com eficiência e agilidade, já que move os dentes gradativamente, através de placas que os movimentam até deixá-los na posição adequada.

Apinhamento

O aparelho invisível funciona também em casos de apinhamento, que são alterações no posicionamento dentário. Já a disfunção comum aparece principalmente nos dentes ântero-inferiores, que apresentam pequenos giros laterais e são posicionados ou mais para frente ou mais para trás.

Conhecido popularmente por “dentes encavalados”, o problema pode ser hereditário. Além disso, a condição também pode ser causada por respiração inadequada e até mesmo pelo hábito de chupar o dedo ou chupeta na infância.  

Desse modo, ocorre por conta da falta de espaço na arcada dentária. Ou seja, na ausência de um local para se desenvolverem, os dentes ficam onde conseguem, causando a complicação.

Conforme já explicamos, a principal característica do apinhamento é o encavalamento dos dentes. No entanto, outros problemas podem surgir como gengivite e até periodontite.

Dessa forma, essas questões acontecem por conta do desgaste de alguns dentes que estão fora da posição correta deles na arcada dentária.

Ainda assim, além de funcionar para resolver o apinhamento, o tratamento ortodôntico com alinhador transparente também é essencial para evitar as demais complicações, que podem prejudicar o sorriso.

Sobremordida

Você já ouviu falar de sobremordida? Trata-se de um tipo de má oclusão que ocorre quando a arcada dentária superior está desalinhada em relação à arcada inferior. Desse modo, ela acaba ficando muito fechada e cobre os dentes da parte inferior por mais de 2 mm.

De um modo geral, o problema pode ser causado por alterações no crescimento da maxila ou da mandíbula ou por excesso de força na musculatura envolvida na mastigação, perda de dentes posteriores e até mesmo por conta de fatores genéticos.

Este, sem dúvidas, é um caso em que o aparelho invisível funciona e pode arrumar a mordida até que os dentes cobertos sejam liberados e fiquem alinhados.

Cuidados com o alinhador

De fato, para saber quem pode utilizar o aparelho transparente é preciso uma avaliação.

No entanto, o procedimento não conta com grandes restrições e pode atender a grande maioria dos casos.

Mas para que o resultado seja ainda é melhor é fundamental seguir as orientações do dentista responsável pelo tratamento.

Porém, de um modo geral, além de utilizar o alinhador por 22h diariamente, o recomendado é retirá-lo apenas para realizar as refeições e sua higiene. Aliás, nos casos de bebidas, a dica é retirar o aparelho apenas quando for tomar algo quente.

Dessa maneira, quando for ingerir líquidos mais frios ou em temperatura ambiente ele não precisa ser retirado.

Portanto, agora que você já sabe em quais casos o aparelho invisível funciona, queremos te sugerir um texto que mostra exatamente como o alinhador atua.

Ou seja, ao ler a matéria completa, você vai descobrir um pouco mais sobre o procedimento que alinha os dentes e seu passo a passo, que inclui até mesmo planejamento digital.

Ficou curioso? Então clique aqui e leia o texto completo em nosso blog agora mesmo!