Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Sem dúvida, um dos momentos mais aguardados de um tratamento ortodôntico é a sua conclusão. Afinal, não existe nada mais empolgante do que ver o resultado do sorriso depois do aparelho. Mas, mesmo com o término do procedimento, é preciso ter alguns cuidados para preservar a beleza e a saúde dos dentes.

Aliás, é justamente sobre isso que vamos falar neste texto. Então, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

Como fica o sorriso depois do aparelho?

De fato, cada caso conta com suas particularidades. Mas, de um modo geral, podemos dizer que após o tratamento ortodôntico, os dentes ficam totalmente alinhados e prontos para exercerem suas funções básicas com eficiência.  

Isso significa, que os problemas com fala e mastigação, tão comuns em casos de mordidas erradas, são eliminados.

Afinal, como você sabe, o procedimento com alinhador invisível consegue tratar diferentes condições como: mordida cruzada, sobremordida, mordida aberta, diastema e apinhamento dental.

Portanto, depois de usar o aparelho transparente, seu sorriso conquista o alinhamento sempre e afasta alguns riscos que os dentes tortos podem oferecer para sua saúde.

Cuidados essenciais após a conclusão do tratamento

Conforme prometemos no início do texto, vamos revelar algumas recomendações que devem ser seguidas para manter os resultados do sorriso depois do aparelho. Confira algumas dicas:

Use a contenção

Primeiramente, uma atitude que pode fazer enorme diferença é você pensar que o tratamento não acabou. Assim, consegue manter a atenção no seu sorriso sem ter alguns descuidos.

Aliás, é importante citar que após parar de usar o alinhador invisível, você precisa utilizar as placas de contenção por um tempo. Desse modo, é possível evitar que seus dentes voltem para as posições às quais estavam mais familiarizados.

Mantenha a higiene em dia

Além do uso da contenção, existem alguns cuidados básicos que devem ser uma prioridade na sua vida. Trata-se da rotina de higiene bucal, que não pode ser deixada de lado.

Portanto, não pense apenas no alinhamento dos seus dentes e priorize a saúde bucal, preservando os bons hábitos, como a escovação correta e o uso do fio dental.

Aposte no clareamento ideal para o seu sorriso

Além disso, se você apenas alinhou os seus dentes, talvez seja interessante buscar saber um pouco mais sobre o clareamento dental. Afinal, ele pode deixar o seu sorriso ainda mais brilhante, através de métodos seguros e muito eficientes.

Aliás, em nosso blog, temos um texto que mostra os diferentes tipos do tratamento e pode te ajudar a entender qual a solução ideal para seu caso.

Acesse e tire suas dúvidas sobre o procedimento!

Tenha uma dieta equilibrada

Sem dúvida, a sua escolha de alimentos pode impactar diretamente em seu sorriso. Afinal, ao optar por um cardápio cheio de doces, a tendência é sofrer com cáries e outros problemas que podem afetar os seus dentes.

Por isso, não pense duas vezes para reduzir o excesso de açúcar e escolha opções mais equilibradas, que podem te ajudar em vários aspectos, não apenas na saúde bucal.

Visite o dentista

Por fim, não esqueça de voltar ao dentista de sua confiança com frequência. Então, a cada seis meses marque uma consulta de retorno, para garantir que seu sorriso, depois do aparelho, se mantenha da forma que você desejou.

Não cometa esses erros!  

Antes de terminar o texto, não poderíamos deixar de listar alguns hábitos que devem ser cortados da sua rotina.

Desse modo, você consegue preservar a saúde bucal e, por consequência, a beleza dos seus dentes.

Primeiramente, a dica é jogar fora aquela escova de dentes que já está fazendo aniversário. Ou seja, use o acessório durante, no máximo, três meses. Depois disso, troque a sua escova.

De acordo com especialistas, em casos de gripes muito fortes ou infecções na garganta, o recomendado é substituir o material imediatamente, para prevenir uma nova infecção.

Outra ação que deve ser eliminada do seu dia a dia é o ato de palitar os dentes. Pois, embora seja uma prática comum, é capaz que ela comprometa a sua saúde bucal, já que pode machucar a gengiva, lesionar os lábios e levar microrganismos para dentro da sua boca. Portanto, o fio dental é sempre a melhor solução.

Da mesma forma, a maneira de comer deve ser realizada do jeito certo. Ou seja, é preciso mastigar dos dois lados. Afinal, a mastigação unilateral, a longo prazo pode aumentar a musculatura da boca, causar desajustes na arcada dentária e oferecer problemas para as articulações.

Além disso, os hábitos de roer as unhas e abusar de alimentos duros devem ser cortados da sua rotina. Pois, podem trazer uma série de problemas para sua boca, como a presença de germes e fungos no primeiro caso, e quebra e danos para os dentes na segunda situação.

Gostou do nosso texto? Então, se deseja manter o seu sorriso sempre lindo, continue de olho em nosso blog e aproveite as publicações.

Além disso, acesse o nosso Instagram!

Lá, costumamos postar algumas dicas e conteúdos divertidos que podem te manter sorrindo à toa!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz