Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Os cuidados com a pele, os cabelos e o corpo fazem parte do nosso dia a dia. Mas é preciso lembrar que a saúde bucal também merece atenção especial. Por isso, hoje queremos dar algumas recomendações essenciais para uma rotina de sucesso para o sorriso com aparelho.

Então se você deseja saber o que incluir em seus cuidados cotidianos, continue a leitura e aproveite nossas dicas!

Planeje sua rotina saudável

Primeiramente, antes de começar a mudar a sua rotina de cuidados com os dentes, a dica é planejar. Portanto, abuse da organização para definir horários e etapas simples que podem ser realizadas no conforto da sua casa. Faça uma lista rápida do que deseja incluir e comece o quanto antes!

Cuidados que não podem faltar

De fato, os cuidados básicos com a higiene bucal não exigem tarefas difíceis. Ou seja, com o que você tem em casa é possível garantir que seus dentes fiquem limpos e saudáveis. Mas queremos destacar alguns cuidados que precisam estar na sua rotina.

O primeiro deles é a escovação. Desse modo, o recomendado é escovar os dentes três vezes por dia, logo após as refeições. Além disso, o fio dental deve ser utilizado uma vez por dia, preferencialmente no período noturno. Para realizar essas tarefas, o ideal é ter um estojo com escova, pasta de dentes, fio dental e o enxaguante de sua preferência. Assim, fica mais fácil não esquecer de realizar este cuidado mesmo quando não estiver em casa.

Vale lembrar que o uso do enxaguante bucal não substitui a escovação, mas ajuda a deixar o hálito fresco. Além disso, pode reduzir a placa bacteriana, responsável pelo surgimento de cáries e outros problemas bucais.

Por fim, a dica é também escovar a língua. Isso pode ser feito com a própria escova de dentes ou com um raspador adequado para esta função. Assim, seu sorriso fica ainda mais protegido e seu hálito mais refrescante.

Cronograma diário

Depois de planejar a sua rotina de cuidados bucais e reservar todos os itens necessários para sua realização, o ideal é ficar de olho em quais ações devem ser realizadas em cada período. Veja a seguir um exemplo dos cuidados:

Manhã

De acordo com especialistas, a primeira escovação do dia deve ser feita antes ou após o café da manhã. Mas se você optar por escovar assim que acordar, deve repetir a higienização depois que comer.

sorriso com aparelho

Tarde

Do mesmo modo, o período da tarde começa após o almoço. Portanto, é preciso escovar os dentes depois da refeição e tomar cuidado com os lanches ao longo do dia. Pois o ideal é realizar a limpeza bucal sempre depois de se alimentar.

No entanto, caso não seja possível, o recomendado é fazer ao menos um bochecho com água.

Noite

Por fim, antes do dormir o ideal é utilizar o fio dental em todos os dentes. Mas é necessário cuidado para não machucar a gengiva. Além disso, é preciso realizar uma escovação sem pressa e finalizar com enxaguante bucal.

Cuidados essenciais para o sorriso com aparelho

De fato, quem tem sorriso com aparelho sabe que a higienização precisa de muito cuidado. Portanto, segundo os dentistas, a dica é escolher uma escova com cerdas bem macias e trocar o acessório de higiene no máximo a cada três meses. Além disso, no caso dos enxaguantes, é preciso escolher uma solução livre de álcool.

Outra dica fundamental é o consumo de água. Além de ser uma atitude saudável, ajuda ainda a controlar as bactérias, além de deixar o aparelho hidratado e protegido contra danos.

A ingestão da água também ajuda a conter o efeito de boca seca, o mau hálito e as chances do desenvolvimento de cáries.

A influência da alimentação na saúde bucal

Não é segredo para ninguém que os alimentos podem influenciar a saúde bucal. Portanto, a dica é reduzir o consumo de produtos com alto teor de açúcar. Pois eles podem causar o surgimento de cáries. Do mesmo modo, se você tem o hábito de mascar chicletes, o recomendado é priorizar os que não contam com açúcar.

Para manter uma dieta saudável, o ideal é apostar em um cardápio com alimentos que beneficiam os dentes. O brócolis, por exemplo, forma uma barreira e protege o esmalte dos dentes por conta do ferro e do cálcio.

Já a castanha-do-pará tem sementes que possuem um óleo que forma uma película e diminui os riscos de bactérias na arcada dentária. Além disso, a cenoura ajuda a manter a boca hidratada e estimula a salivação. Por ser rico em proteínas, ácido láctico e fósforo, o iogurte deixa os dentes ainda mais fortes. Por fim, a maçã também contribui com a saúde bucal e ajuda a limpar os dentes em cada mordida, já que é um alimento detergente.

De fato, esses são apenas alguns dos produtos que podem ajudar o sorriso. Mas é preciso lembrar que uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é capaz de afastar doenças periodontais e proteger a raiz dos dentes. Agora que você conferiu cuidados essenciais para uma rotina diária para o sorriso com aparelho, que tal entender como higienizar o alinhador invisível da maneira certa?

Publicamos um texto que revela quais ações são indispensáveis. Leia aqui e tire suas dúvidas!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz