Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

As férias chegaram e além de descansar, é preciso reforçar os cuidados com a saúde bucal. Afinal, sabemos que neste período a tendência é aproveitar os momentos de lazer comendo as coisas que mais amamos. Mas, é possível manter o sorriso alinhado e saudável sem complicações.

Para te ajudar, a seguir vamos listar alguns cuidados que não podem ser esquecidos neste começo de ano.

Então, se deseja ter dentes alinhados, limpinhos e saudáveis, continue a leitura e aproveite as dicas!

Escolha a escova ideal

Primeiramente, não deixe de escovar os dentes quando acordar e após as refeições. Mas, para ter ainda mais sucesso neste cuidado, saiba escolher a melhor escova para o seu sorriso.

Portanto, escolha um material que alcance todos os dentes. Ou seja, que tenha tamanho de cabeça e cabo adequados para as necessidades da sua arcada dentária. Do mesmo modo, o material deve ter cerdas macias para não machucar a gengiva.

De acordo com especialistas, a troca da escova deve ocorrer a cada 3 meses, já que após este tempo as cerdas ficam desgastadas e perdem a efetividade da escovação.

Além disso, é necessário apostar no fio dental, pois seu uso é fundamental para a limpeza completa e auxilia a remover restos de alimentos e a evitar problemas como cáries e placa bacteriana.

Use o alinhador no tempo recomendado

Mesmo durante as férias, não relaxe! Aproveite o momento para cuidar ainda mais da saúde bucal. Isso, sem dúvida, inclui o uso de 22 h diárias do alinhador invisível.

Portanto, não esqueça o seu aparelho e retire apenas para comer e escovar os dentes.

Evite alimentos cheios de açúcar

Sem dúvida, a tentação dos doces é ainda maior no verão. Afinal, quem não ama tomar sorvete ou um refrigerante bem gelado? Neste caso, a dica é consumir estes produtos com moderação. Pois, o açúcar destes alimentos torna a saliva mais ácida, causando desmineralização dos dentes. Dessa forma, os riscos de cáries aumentam.

Por isso, prefira comer frutas como maçã, pera e kiwi, que além serem mais saudáveis, são fibrosas e ajudam na remoção de placa dental.

Tenha cuidado com o excesso de limão

Além de causar manchas e problemas dermatológicos, o limão pode interferir na saúde bucal.

Sua acidez elevada pode causar erosão nos dentes e sensibilidade dentária. Então, não consuma alimentos com esta fruta em excesso e mantenha seus dentes saudáveis e sem desconfortos.

Aplique protetor labial

Outra boa dica para manter o sorriso alinhado e lindo durante as férias, é proteger os lábios com filtro solar específico. Afinal, eles são mais delicados e sensíveis que outras regiões e merecem cuidado com a exposição ao sol.

sorriso alinhado

Procure o dentista caso seja necessário

Além dos cuidados citados ao longo do texto, é importante que em casos de quedas e traumas nos dentes, você procure um dentista o mais rápido possível. Aliás, apenas um profissional especializado consegue oferecer diagnósticos precisos e resolver o problema de maneira adequada.

Como preservar o aparelho transparente e manter o sorriso alinhado?

Por fim, é sempre bom reforçar alguns cuidados que podem ajudar a conservar o alinhador invisível. Afinal, trata-se do método que menos atinge a rotina dos pacientes, pois é discreto, confortável e muito prático. E nada melhor que realizar ações que potencializem os resultados e ajudem o procedimento a ter ainda mais sucesso.

De fato, algumas medidas são fundamentais para evitar o desgaste das placas alinhadoras. Primeiramente, a dica é retirar o alinhador sempre que for comer, ingerir bebidas e escovar os dentes. Desse modo, antes de colocar o aparelho novamente na boca, escove bem os dentes e faça uso do fio dental.

Depois que a higienização for concluída, é o momento de limpar o alinhador. Para isso, utilize uma escova de dentes com cerdas bem macias, água e um pouquinho de detergente. A nossa dica é utilizar água em temperatura ambiente. Pois, líquidos quentes podem danificar ou deformar o material.

Conforme citamos, é essencial retirar o aparelho na hora de ingerir bebidas. Mas, é importante destacar que a única exceção é no consumo de água. Em casos de chás, vinhos, refrigerantes, sucos e café, o recomendado é remover as placas para evitar qualquer alteração na cor do aparelho.

Além disso, é preciso ter cuidado na hora de armazenar o alinhador invisível. Portanto, aproveite o case que vem no kit para guardar as placas alinhadoras. Assim, elas ficam protegidas e não entram em contato com papéis, guardanapos e outros itens quando você precisar retirar o aparelho.

Sem dúvida, com essas dicas você vai conseguir aproveitar as férias com um aparelho que corrige seus dentes sem mudar a sua rotina, prejudicar o seu visual e causar desconforto. Para isso, basta ter um pouquinho de dedicação e cuidado para garantir um sorriso alinhado, cada vez mais lindo e saudável.

Quer conferir mais dicas sobre o universo ortodôntico? Que tal ler um texto que revela os 5 principais benefícios do sorriso para sua vida?

Leia agora mesmo e veja como é possível viver muito melhor sorrindo! 

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz