Se você sofre com má oclusão vertical e com sobreposição aumentada dos dentes superiores em relação aos inferiores, então provavelmente o seu problema é a sobremordida. Para te ajudar a entender um pouco mais a condição e revelar se o alinhador dental consegue resolver este caso, vamos falar sobre o assunto ao longo do texto.
Então se você deseja saber as causas e os tratamentos indicados para este problema, continue a leitura e confira as informações que separamos para você!
O que é a sobremordida?
Primeiramente, é importante que você entenda exatamente o que é a sobremordida. Portanto, a condição é caracterizada por um trespasse vertical acima do normal entre as duas arcadas na posição de oclusão.
Ou seja, de uma forma mais clara, o problema, que também é conhecido como mordida profunda, apresenta o posicionamento errado dos dentes com a arcada superior encobrindo a inferior de maneira exagerada. Desse modo, não é possível visualizar todos os dentes inferiores durante um sorriso.
A sobremordida pode causar alguns problemas como feridas no céu da boca por conta do atrito com os dentes inferiores, prejuízos para a estética facial, travamento da mandíbula, retração gengival, desgaste nos dentes e disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular), com dores de cabeça e zumbido no ouvido.
Além disso, quem sofre com a sobremordida também pode ter suas funções bucais comprometidas, exigindo tratamento adequado ao problema.
No entanto, antes de falar sobre as causas e procedimentos indicados, queremos destacar os tipos desta condição. Confira:
- Congênita: é a sobremordida vertical que costuma ser influenciada por circunstâncias genéticas e pode ser esquelética ou dentoalveolar;
- Adquirida: aparece com o tempo por conta de diversos fatores que causam a abrasão da superfície oclusal dos dentes, desgaste e outros problemas.
As causas do problema
De fato, saber identificar os dois tipos de sobremordida é um caminho para entender o que desencadeou a condição em cada caso.
De acordo com especialistas, os fatores genéticos estão entre as causas mais comuns. O bruxismo, que é o ato de ranger os dentes em excesso, também pode gerar esta condição.
No entanto, além deles algumas outras circunstâncias podem influenciar. Portanto, entre as questões que podem causar o problema podemos citar:
- Extorsão dos dentes da frente;
- Retrognatismo mandibular, que é a mandíbula ou o maxilar inferior retraído;
- Musculatura da mastigação muito forte. Pois o exagero pode provocar a intrusão dos dentes e forçar o osso, gerando diminuição da altura vertical;
- Perda de dentes posteriores, causando também a perda da dimensão vertical;
- Desgaste dos dentes posteriores;
- Fatores genéticos. Ou seja, problemas herdados dos pais.
Os tratamentos indicados
De acordo com especialistas, o tratamento mais indicado para sobremordida é com aparelho ortodôntico.
Desse modo, o dentista responsável realiza o procedimento com o objetivo de corrigir a posição dos dentes e deixá-los alinhados. Assim, além da questão estética, as funções mastigatórias também são corrigidas.
No entanto existe também o tratamento com natureza protética. Ou seja, através de próteses para corrigir a mordida. Todavia, investir em um tratamento que preserve o dente o recupere sua posição ideal é sempre melhor.
Porém, é sempre bom reforçar que, conforme já citamos acima, muitos casos podem ser solucionados com o tratamento ortodôntico. Todavia, em algumas situações onde o posicionamento da arcada superior impede a colocação de um aparelho, é preciso encontrar outra solução, como procedimentos com placa de levante, por exemplo.
Mas para entender qual o tratamento ideal para o seu caso, é fundamental procurar uma clínica de sua confiança para realizar uma avaliação da arcada dentária, identificar qual o tipo de sobremordida e o procedimento indicado para resolver o problema.
Portanto, é importante que o tratamento seja feito o quanto antes. Pois esta condição pode envolver questões ósseas, que podem desencadear problemas mais graves e comprometer a saúde bucal.
O alinhador dental consegue resolver problemas de sobremordida?
O alinhador dental invisível consegue sim alinhar os dentes e resolver casos de sobremordida. O tratamento é ágil, eficiente e oferece muitas vantagens em comparação ao procedimento com o aparelho tradicional.
Primeiramente, ele é mais rápido e entrega resultados em menos de um ano, no surpreendente prazo de 6 a 10 meses. Isso é possível por conta da tecnologia presente neste tratamento, que além de dispensar a necessidade dos convencionais moldes de massinha, também oferece informações mais precisas do sorriso e um planejamento ainda mais eficaz.
Além disso, este aparelho não conta com fios de metal e bráquetes que cortam e machucam a boca. Do mesmo modo, o alinhador dental não oferece nenhuma restrição na alimentação do paciente. Pois ele pode ser retirado para comer e na hora da higienização bucal.
Por fim, entre as principais vantagens do alinhador está a discrição. O aparelho é praticamente invisível e não prejudica o visual durante o tratamento.
Gostou de saber um pouco mais sobre a sobremordida e as opções de tratamento? Então que tal conhecer mais informações sobre o diastema, outro problema comum que pode comprometer o sorriso?
Clique aqui e veja a matéria completa sobre o assunto!