Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Sem dúvida, um dos momentos mais esperados do tratamento ortodôntico é a sua conclusão. Afinal, nada melhor que ter aquela sensação de liberdade e poder aproveitar os resultados de um sorriso mais lindo e alinhado. No entanto, existe um cuidado fundamental para ajudar a manter os dentes incríveis. Estamos falando da placa de contenção, que deve ser utilizada após o procedimento.

Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda sua funcionalidade e importância.

O que é placa de contenção e quando ela deve ser utilizada?

Como você sabe, os alinhadores invisíveis oferecem muitas vantagens em comparação aos tratamentos convencionais. Pois o procedimento é muito mais discreto, confortável e pode ser concluído entre 6 e 10 meses. Portanto, após toda essa jornada, que conta com diversas etapas, os efeitos são surpreendentes e entregam o sorriso que você sempre sonhou. Por isso, é muito importante manter estes resultados.

De fato, nossos dentes estão sempre em constante movimento por conta de fatores internos e externos. Dessa maneira, infelizmente algumas pessoas que não tomam os cuidados adequados podem perder os resultados de alguns procedimentos. Mas afinal, qual cuidado é fundamental para evitar este problema? Trata-se da placa de contenção, que é feita do mesmo material que os alinhadores invisíveis. Ela é desenvolvida no formato do sorriso final, através do escaneamento digital realizado na última consulta.

De acordo com especialistas, o uso da contenção é muito importante, já que após o tratamento existe uma tendência de que os dentes queiram voltar às posições iniciais. Pois eles ainda não estão estabilizados em seu novo posicionamento.

Portanto, o grande objetivo deste item é manter a posição final dos dentes sem pequenas alterações. Aliás, é importante explicar que a situação pode ocorrer em todos os tratamentos, seja com alinhadores invisíveis ou com aparelhos fixos tradicionais, Por isso, é comum que pessoas que já utilizaram aparelhos fixos no passado reclamem de leves desalinhamentos no presente.

Por já estar acostumado com o alinhador transparente, o uso da contenção não oferece nenhuma restrição e não atrapalha a sua rotina em nada. Desse modo, a placa já é trocada no fim do procedimento e deve ser usada por poucos meses em período integral e nos seis meses seguintes apenas durante a noite. Todavia, os dentistas recomendam que quanto mais a placa de contenção for utilizada, melhor.

Tipos de placa

Conforme citamos acima, a nossa placa de contenção é muito semelhante aos alinhadores invisíveis. Porém, este não é o único tipo que existe. Primeiramente, queremos falar um pouco sobre o nosso modelo, que é impresso pela tecnologia 3D e conta com recorte preciso para não causar nenhum desconforto ou problemas na dicção. Além disso, esta opção é mais higiênica e pode ser utilizada apenas para dormir.

placa de contenção

No entanto, como já te contamos, é comum que algumas pessoas utilizem outro modelo de contenção. Trata-se de uma opção acrílica com fio de aço inoxidável. Desse modo, o aparelho fica preso no céu da boca ou embaixo da língua para os dentes inferiores, o que pode gerar algum desconforto e alterar a fala enquanto ele estiver sendo utilizado.

Por fim, existe também a contenção fixa, que fica presa atrás dos dentes. Ou seja, este modelo não depende da colaboração do paciente. Mas dificulta a higienização no local e pode acabar aumentando o risco de placa bacteriana e, por consequência, tártaro.

Dentes seguros sem nenhuma dificuldade

De fato, se você leu o nosso texto até aqui conseguiu entender que a placa de contenção é um item muito importante para o seu sorriso. Porém, pode ser que você esteja se perguntando sobre o tempo de uso. Afinal, cada alinhador é utilizado por apenas duas semanas e a contenção por mais tempo.

No entanto, existe uma boa explicação para isso. Portanto, o uso contínuo é possível pois a placa de contenção não atua com nenhuma ativação. Ou seja, ela apenas segura a posição dos dentes e não realiza nenhum movimento. Por esta razão, é possível utilizá-la sem nenhuma dificuldade. Além disso, por ser fabricada com um material muito resistente, a contenção é difícil de quebrar e pode durar por muito tempo, caso seja cuidada de maneira correta.

Aliás, a limpeza também é bem simples. Basta seguir as mesmas recomendações utilizadas para a higienização do alinhador convencional. Ou seja, apenas água morna ou fria, uma escova de dente macia e um pouquinho de detergente. Com esse cuidado, seu sorriso fica mais seguro e sua saúde bucal fica ainda melhor.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a função e a importância da placa de contenção, que tal conhecer um pouco mais sobre o tratamento de clareamento dental?

Temos um texto muito legal sobre o assunto, que fala sobre os diferentes tipos de tratamento e te ajuda e entender qual é o mais indicado para o seu caso.

Então acesse agora mesmo e tire suas dúvidas!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz