Praticidade, conforto, discrição, previsibilidade e resultados entre 6 e 10 meses. Inegavelmente, os benefícios do aparelho ortodôntico invisível são incríveis e oferecem ainda mais segurança para alinhar os dentes. Mas será que o tratamento pode te ajudar a conquistar o sorriso que você tanto deseja?
Ao longo do texto vamos falar se o alinhador é ideal para o seu caso e esclarecer algumas dúvidas sobre o procedimento. Então continue a leitura e descubra se ele pode ou não alinhar seus dentes!
Quais casos o alinhador consegue resolver?
Conforme já revelamos em um texto aqui do nosso blog, o aparelho ortodôntico invisível consegue resolver muitas situações. Veja as principais:
Apinhamento dental
Primeiramente, ele ajusta problemas de apinhamento dental, que são os dentes tortinhos. A condição ocorre por falta de espaço na arcada dentária e deixa o sorriso torto ou mal posicionado.
O apinhamento pode ser mais leve ou grave, comprometendo o encaixe da mordida. Além da falta de espaçamento, hábitos alimentares e respiratórios, tamanho e posição da língua e questões genéticas também podem influenciar o apinhamento.
Desse modo, quem sofre com este problema pode enfrentar dificuldades para escovar os dentes corretamente e, por consequência, adquirir cáries e inflamações na gengiva. O aparelho ortodôntico invisível consegue resolver diferentes níveis do apinhamento dental e devolver a harmonia e a funcionalidade do sorriso.
Diastema
O diastema também pode ser resolvido com o uso do alinhador transparente. Portanto, se você tem espaço entre os dentes, especialmente nos dentes da frente, o tratamento com aparelho invisível é indicado para o seu sorriso.
Aliás, vale explicar que esta condição é causada por desalinhamento, perda de um ou mais dentes, tamanho da arcada, problemas no freio labial e hábitos da infância, como uso prolongado da chupeta e da mamadeira. Dessa forma, este espaçamento entre os dentes pode permitir o acúmulo de alimentos e gerar inflamações e doenças periodontais, além dos problemas estéticos.
Problemas na mordida
Por fim, os alinhadores invisíveis também conseguem arrumar casos de sobremordida, mordida cruzada e mordida aberta. O primeiro caso é caracterizado pelos dentes superiores que cobrem os dentes de baixo na posição da mordida.
Todavia, na mordida cruzada os dentes de cima se encaixam para dentro dos inferiores. Por fim, a mordida aberta acontece quando os dentes não se encostam em posição de mordida, seja na parte da frente ou de trás do sorriso.
Mas embora sejam diferentes, as três situações podem prejudicar a respiração e a mastigação do paciente.
Conforme citamos, o aparelho ortodôntico invisível consegue resolver os problemas. No entanto, em casos mais severos é preciso buscar outras soluções. Por exemplo, os casos de mordida cruzada na infância são tratados com aparelho expansor, que ajuda a abrir o céu da boca e ajustar a mordida.
3 fatos que você precisa saber
Inegavelmente, o alinhador invisível é cheio de vantagens. Mas algumas pessoas ainda contam com certas dúvidas sobre o seu uso. Portanto, queremos revelar 3 fatos que mostram como o tratamento é versátil e sem grandes impedimentos. Confira!
Existe algum impedimento de idade?
De acordo com especialistas, a partir dos 6 anos ou quando os dentes permanentes já estiverem presentes, pessoas de todas as idades podem usar o aparelho ortodôntico invisível. Aliás, os alinhadores atendem perfeitamente o público jovem, que deseja alinhar os dentes sem comprometer o visual e de uma forma muito mais rápida que a tradicional.
A única observação dos dentistas, é que os responsáveis reforcem os cuidados com a disciplina, já que o uso correto é primordial para os resultados incríveis do procedimento.
Pessoas com dente do siso podem usar o alinhador?
De fato, esta é uma dúvida comum sobre o uso do alinhador transparente.
No entanto, a resposta é sim. Mas o recomendado é que o dentista responsável faça uma avaliação sobre o caso. Pois quando os dentes ainda estão em processo de crescimento, o ideal é que o paciente aguarde até o seu nascimento completo. Assim, é possível saber como ficará a dentição final e desenvolver o melhor aparelho para o sorriso.
Portanto, o aparelho ortodôntico pode ser utilizado mesmo com a presença dos dentes do siso. Todavia, em casos mais complicados e que possam prejudicar futuramente o resultado do alinhamento, a dica é realizar a extração antes de começar o tratamento.
Segredo do sucesso
Conforme citamos acima, é preciso atenção para utilizar o aparelho ortodôntico invisível de maneira adequada. E esse é um dos grandes segredos do sucesso deste tratamento, que conta com tecnologia de ponta para traçar o melhor planejamento para o seu sorriso e te oferecer previsibilidade.
Por isso, caso tenha interesse em utilizar este aparelho, saiba que ele merece um cuidado especial. Ou seja, precisa ser usado 22 h por dia e retirado durante as alimentações e higienização bucal.
As trocas de fase dos alinhadores acontecem a cada 15 dias e podem ser realizadas por você com a orientação do dentista, que recebe a sua visita apenas a cada dois meses.
Por fim, a limpeza do aparelho é simples. Basta utilizar água em temperatura ambiente e um pouquinho de detergente.
Descubra aqui se o aparelho ortodôntico invisível é ideal para você
Para terminar, queremos te ajudar a esclarecer de uma vez por todas se este tipo de tratamento pode alinhar o seu sorriso com todas as vantagens que o procedimento oferece.
Clique aqui agora mesmo, faça um teste rápido e gratuito e tenha esta resposta!