Práticos, confortáveis e eficientes, os alinhadores invisíveis conseguem transformar sorrisos de maneira rápida e sem prejudicar o visual e a rotina dos pacientes. Com este aparelho, inclusive, é possível conquistar a mordida correta dos dentes no prazo máximo de apenas um ano.
Para te explicar um pouco mais sobre o procedimento, vamos listar como ele funciona e mostrar como os problemas de mordida são resolvidos de forma tão ágil.
Quer saber mais?
Então, continue a leitura e descubra como o tratamento é realizado!
Quais condições o aparelho resolve?
Sem dúvida, grande parte dos pacientes que buscam saber sobre o alinhador invisível, desejam ter a mordida correta dos dentes. Então, caso você esteja se perguntando se o tratamento é indicado para quem tem algum problema mandibular que influencia na mordida, a resposta é sim.
De fato, apenas uma avalição do especialista consegue assegurar se o seu problema pode ser solucionado ou não. Mas, entre os casos que o alinhador consegue resolver, podemos citar:
Mordida cruzada
Primeiramente, este problema é aquele onde os dentes superiores e inferiores não se chocam, o que causa sobreposição entre uma das partes da arcada. De acordo com especialistas, este problema, que impede a mordida correta dos dentes, é causado por fatores genéticos ou respiratórios. Além disso, é preciso atenção. Pois, o problema pode causar dores de cabeça e até mesmo comprometer a arcada dentária.
Sobremordida
Conhecida também como mordida profunda, a sobremordida é mais um problema que pode ser resolvido com o uso dos alinhadores invisíveis.
Neste caso, a mordida corresponde a uma situação onde existe uma sobreposição exagerada dos dentes superiores anteriores. Ou seja, dos dentes da frente e de cima em relação aos dentes inferiores. A condição conta com duas situações. No caso da mordida profunda congênita, o problema pode ser causado por questões genéticas.
Já no caso da mordida adquirida, a condição é iniciada por outros fatores, como desgaste ou abrasão da arcada, perda precoce de dentes superiores e hábitos parafuncionais da língua.
Mordida aberta
Por fim, existem também, os casos de mordida aberta, onde os dentes de cima e de baixo não se tocam quando a boca está fechada. É comum que o problema ocorra com os dentes da frente por conta de maus hábitos, que incluem o uso prolongado de chupeta e mamadeira. Dessa forma, a condição pode desgastar a arcada dentária, causando fraturas e quedas dos dentes.
Alinhador invisível pode resolver outros problemas
Como você viu, o alinhador dental consegue atuar com eficiência em diferentes condições e é muito importante na conquista da mordida correta dos dentes.
Mas, além dos casos já citados, o aparelho consegue resolver outras condições como, por exemplo:
- Apinhamento dental: conhecido como dentes encavalados, o problema é comum e ocorre quando há muitos dentes para um pequeno espaço bucal. Dessa forma, a condição pode trazer algumas consequências como dores de cabeça e problemas de mastigação;
- Diastema: o problema é caracterizado pelo espaço entre dois dentes, geralmente, da frente. Ou seja, a boca não é totalmente preenchida. Embora a condição não seja exatamente um problema de saúde bucal, pode incomodar esteticamente em casos de espaçamentos excessivos.
Como o alinhador ajuda a garantir a mordida correta dos dentes?
Agora que você conhece as condições resolvidas pelo alinhador transparente, queremos explicar como ele age para proporcionar a mordida correta dos dentes.
Primeiramente, tudo começa com a avaliação, que inclui exames e o escaneamento 3D, que fornece informações precisas do sorriso e garante que o dentista responsável pelo tratamento saiba exatamente como planejar a movimentação dos seus dentes.
Depois que o planejamento é aprovado, os alinhadores são desenvolvidos de acordo com o sorriso e projetados para movimentarem os dentes de maneira gradual a cada etapa, que começa quinzenalmente. Aliás, as trocas das placas são realizadas pelo próprio paciente, que recebe as recomendações junto com os alinhadores enviados com o kit ortodôntico.
Desse modo, o método segue o planejamento, que garante que entre 6 e 10 meses você tenha o resultado determinado. Mas, para ter um sorriso alinhado neste prazo tão ágil, é preciso seguir as recomendações e utilizar o alinhador 22 h por dia, retirando o aparelho apenas para comer e escovar os dentes.
Portanto, o alinhador invisível é a solução ideal para quem busca ter um sorriso lindo e saudável através de um procedimento discreto, prático e confortável.
Aliás, com ele é possível ter a mordida correta dos dentes, melhorar a qualidade de vida e eliminar os problemas que os dentes desalinhados podem oferecer para a saúde.
Se você gostou de saber um pouco mais sobre como o alinhador consegue resolver os problemas de mordida, continue de olho em nosso blog e veja outros conteúdos que podem tirar suas dúvidas sobre o tratamento.
Mas, caso queira saber se o aparelho é indicado para o seu caso, faça o teste online e descubra esta resposta. Clique aqui e saiba se você pode começar a transformar o seu sorriso hoje mesmo!