Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Se você já passou por um tratamento com aparelho ortodôntico ou conhece alguém que já enfrentou o procedimento, então possivelmente já viu ou ouviu falar sobre os moldes de gesso. No entanto, essa técnica comum e que causa desconforto vem sendo substituída pelo escaneamento digital, um método que oferece mais conforto e precisão no uso dos aparelhos transparentes.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens deste procedimento? Então confira a seguir! 

O que é escaneamento digital?

Primeiramente, é importante afirmar que trata-se de um dispositivo que permite realizar impressões digitais da boca do paciente. Também conhecido por modelagem digital, o escaneamento é feito antes da pessoa começar um tratamento, como o ortodôntico com aparelhos transparentes, por exemplo.
Desse modo, a técnica é realizada quando existe a necessidade de registrar a boca do paciente para ter uma base para o começo de determinado procedimento.

Assim, o método substitui a moldagem em gesso, que é comum no início de alguns tratamentos, assim como a realização de fotografias e Raio-X. Além disso, sem a necessidade de repetições, o escaneamento realiza em poucos minutos o registro de arcos, dentes e tecidos com total eficiência.

Além disso, o uso desta tecnologia é cada vez mais frequente em outras ações odontológicas, como as cirurgias. Aliás, elas são simplificadas com a utilização do procedimento 3D, já que ele permite a integração com softwares especializados e oferece informações ainda mais precisas.

Por fim, o mecanismo também evita alguns problemas bucais que podem estar começando, como placa bacteriana, cáries e gengivite. Aliás, sabemos que tudo isso pode ser evitado através da boa higiene bucal.

No entanto, alguns pacientes podem não ter consciência dessas objeções. Porém, o escaneamento consegue fazer o diagnóstico e indicar onde a limpeza deve ser feita com mais atenção, por exemplo.

Benefícios do uso da tecnologia 3D

Sem dúvida, a área da saúde vem sendo cada vez mais beneficiada com processos tecnológicos, que ajudam a rotina diária ser mais eficiente e otimizada, por meio de análises mais previsíveis e efetivas. No segmento odontológico, a era digital já começou a ter bons efeitos.

Dessa forma, os dentistas conseguem ter ainda mais opções e recursos para oferecerem resultados surpreendentes para seus pacientes.
O uso do escaneamento digital no tratamento com alinhadores invisíveis oferece uma série de vantagens para os próprios profissionais, como por exemplo:

  • Informações mais precisas na produção dos aparelhos transparentes;
  • Mais espaço físico com a eliminação do arquivo de moldes de gesso;
  • Análises mais detalhadas do sorriso do paciente;
  • Simulação de tratamentos e resultados;
  • Procedimento ideal para analisar mal posicionamento, fraturas e possível desgastes nos dentes;
  • Integração com outros sistemas.

Agora que você já conhece as principais vantagens para os dentistas, chegou o momento de conferir os benefícios para os pacientes:

Agilidade

Conforme citamos no início do texto, o escaneamento digital é um procedimento rápido, Desse modo, em pouco tempo o paciente consegue ter um diagnóstico do seu sorriso, sem precisar voltar outro dia ou passar horas esperando o resultado da análise bucal.

Assim, através de impressão 3D, o dentista responsável apresenta a análise e agiliza os processos odontológicos. Ou seja, de maneira agradável o paciente consegue o seu molde digital e inicia o tratamento rapidamente, pois o processo de fabricação do alinhador é acelerado por conta da disposição das informações necessárias.

Conforto dos aparelhos transparentes

De fato, quando falamos sobre dentista algumas pessoas sentem um pouco de medo. Afinal, infelizmente muitas vezes a imagem deste tipo de tratamento é associada à dores e desconforto. Mas isso, sem dúvidas, ficou no passado. Pois hoje existem procedimentos cada vez mais tranquilos e seguros.

O escaneamento digital possibilita ainda mais conforto para quem deseja deixar o sorriso mais bonito com os alinhadores transparentes. Dessa maneira, é possível eliminar o molde com gesso, que causa náuseas e sensação de sufoco.

Previsibilidade do tratamento com aparelhos transparentes

Através da união com softwares modernos e eficientes, o escaneamento permite a visualização do molde por diferentes ângulos. Dessa forma, é possível ter diagnósticos mais seguros e mostrar para o paciente os resultados do final do procedimento antes mesmo do seu início.

Inegavelmente, isso mostra toda a tecnologia e inovação presente neste recurso cheio de vantagens, que consegue influenciar positivamente no tratamento para alinhar os dentes.

Como você viu ao longo do nosso texto, o escaneamento digital oferece velocidade, eficiência e precisão nas informações sobre o sorriso dos pacientes que desejam passar por tratamentos odontológicos. O método ajuda a diminuir riscos de distorções e oferece agilidade no tratamento e até melhor custo-benefício por conta da economia de tempo.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os benefícios deste método, nós queremos te indicar uma matéria que fala sobre as demais tecnologias utilizadas no tratamento com alinhadores transparentes. No texto, você confere ainda o passo a passo do procedimento. Clique aqui e leia agora mesmo!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz