Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Saiba como este fator pode influenciar no tratamento com alinhadores transparentes

Se você deseja alinhar os dentes de maneira confortável e muito eficaz, provavelmente já ouviu falar sobre os alinhadores invisíveis. Os aparelhos são sinônimo de eficiência e facilidade, já que oferecem mais tranquilidade e agilidade em um processo tão importante.

No entanto, mesmo com muitas informações algumas dúvidas ainda persistem. Por isso, hoje queremos esclarecer um dos principais questionamentos e revelar qual tipo de recorte proporciona resultados melhores no tratamento.

Então se você sonha em transformar o sorriso, continue a leitura e descubra qual opção pode te ajudar nesta conquista!

As vantagens dos aparelhos invisíveis 

Primeiramente, antes de revelar mais informações sobre os recortes dos alinhadores e mostrar qual é o mais eficiente, queremos destacar as vantagens dos aparelhos transparentes.
Inegavelmente, uma das maiores vantagens em apostar nos alinhadores invisíveis é poder contar com um tratamento com passos bem definidos e claros.

Por exemplo, o procedimento conta com mapeamento através de escaneamento 3D 100% digital, que oferece uma análise detalhada e personalizada do sorriso do paciente. A partir destas informações, é possível traçar uma trajetória para conquistar o grande objetivo. Além disso, este recurso tecnológico ajuda ainda a mostrar como ficarão os dentes após o tratamento e estipular quantas etapas e quanto tempo levará o procedimento.

Do mesmo modo, outro grande benefício, que é o motivo de muitas escolhas, é que o alinhador invisível é muito discreto. Por ser transparente, ele é muito difícil de ser visto por outras pessoas. Assim, o paciente pode sorrir sem medo de fios, bráquetes e outras pecinhas metálicas, que não fazem parte deste tipo de aparelho.

Aliás, por falar nisso, a ausência desses componentes ajuda a proporcionar um tratamento mais tranquilo. O alinhador não machuca a boca e é mais confortável que os tratamentos tradicionais.
Outras duas vantagens merecem atenção. A primeira delas é o que todos os pacientes esperam quando iniciam o tratamento: resultado.

Com os aparelhos transparentes, é possível concluir o tratamento entre 6 e 10 meses. Da mesma forma, as consultas também são reduzidas, já que as visitas ao consultório acontecem apenas a cada dois meses.

Por fim, os alinhadores, que são enviados pelo especialista e trocados a cada 15 dias, podem ser retirados para comer e para escovar os dentes. Mas tudo deve ser feito com a orientação do dentista responsável e com a utilização correta, que determina o uso de 22h por dia.

Os diferentes cortes do alinhador

Conforme citamos acima, o tratamento com alinhadores invisíveis oferece muitas vantagens. Com eles, a alimentação não é prejudicada e a higiene pode ser mantida normalmente, sem as dificuldades que os aparelhos fixos estão sujeitos.
Além disso, os alinhadores são higienizados de maneira bem simples, apenas com água e uma escova bem macia. Sem dúvida, toda essa facilidade, deixa o tratamento ainda melhor.

Mas para aliar todos esses benefícios aos bons resultados, é preciso prestar atenção em outro detalhe.

De fato, os aparelhos transparentes são muito eficientes. Mas existe um fator que pode melhor ainda mais o tratamento. Estamos falando do corte dos alinhadores, que pode determinar a movimentação dos dentes. Essa é uma dúvida frequente sobre o assunto. Por isso, queremos mostrar qual recorte é mais eficaz.

Primeiramente, é importante citar que o alinhador é feito de uma placa que fica justinha nos dentes e que existem três tipos de corte do material. O primeiro é aquele que contorna os dentes e tem o formato do sorriso. No entanto, por conta de suas características, ao contrário do que muitos pensam, o modelo é o que tem menos eficiência, pois perde o controle de sua movimentação.

Existe também o alinhador que é cortado no nível da gengiva. O modelo aumenta a eficiência, mas ainda não tem a sua melhor forma. De acordo com o estudo O Efeito do Desenho da Margem Gengival na Retenção de Alinhadores Termoformadas, feito por Daniel P. Cowley, James Mah e Brendas O’Toole, para o Journal of Clinical Orthodontics, a melhor opção é o aparelho invisível cortado dois milímetros acima da linha da gengiva.

A pesquisa revelou que o alinhador que é cortado desta maneira tem melhor cobertura do dente, mais controle dos movimentos e consegue ter mais eficiência no alinhamento do sorriso.

A importância dos attachments

Além do corte dos aparelhos, existe outro componente que pode melhorar ainda mais os resultados do alinhamento do sorriso. Trata-se dos attachments, pecinhas que são coladas no dente e ajudam na movimentação. 

Mas é fundamental esclarecer que não é preciso se preocupar com mudanças na aparência. Pois os attachments são feitos com resina da mesma tonalidade do dente, o que torna o componente totalmente estético. No entanto, quem define quantos deverão ser colocados é o dentista responsável pelo tratamento, que analisa a necessidade e promove sua aplicação, que é simples e indolor.

Portanto, a união da utilização de attchments e do alinhador com recorte de 2 mm acima da gengiva, garante um tratamento ainda mais eficaz. Gostou de saber um pouco mais sobre o corte dos aparelhos invisíveis? Então continue de olho em nosso blog para ler mais matérias sobre o assunto.

Aliás, temos um conteúdo muito interessante que revela quais problemas os alinhadores podem resolver.

Quer saber se o tratamento é indicado para o seu caso? Leia o nosso texto agora mesmo e descubra!