Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Inegavelmente, o aparelho fixo com borrachinhas coloridas já foi uma grande paixão de crianças e adolescentes há algum tempo. No entanto, as coisas mudaram e é cada vez mais comum que a discrição seja um dos principais desejos na hora de cuidar do sorriso. Ou seja, a busca por soluções que não alterem o visual vem crescendo de maneira considerável. Por isso, hoje vamos falar sobre duas opções que se encaixam neste contexto e mostrar as principais diferenças entre o aparelho fixo transparente e os alinhadores invisíveis.

Aliás, muitas pessoas até confundem os dois tipos de aparelho. Mas é importante citar que cada um conta com suas características específicas e funcionalidades que ajudam a garantir o resultado esperado.

Quer saber as particularidades de cada tratamento? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

A importância em não comprometer a aparência

Conforme já citamos no início do texto, houve um tempo em que os bráquetes aparentes e as borrachinhas com diversas cores eram uma grande tendência. Porém, atualmente, até mesmo as crianças estão preferindo alternativas mais discretas quando falamos sobre tratamento ortodôntico.

Aliás, todo mundo sonha em alinhar os dentes e conseguir resultados eficientes sem comprometer a aparência e sofrer com constantes cortes e machucados na boca, normalmente causados por peças de metal.

Do mesmo modo, adultos e profissionais que precisam de um visual menos chamativo também enxergam nas opções invisíveis uma ótima solução para deixar os dentes mais lindos. Afinal, advogados, jornalistas e administradores gostam de manter uma imagem mais séria, que pode ser comprometida com o uso do aparelho fixo tradicional.

Portanto, utilizar um aparelho transparente é uma escolha muito vantajosa. Isso porque é possível sorrir com a tranquilidade de não ter nenhuma uma intervenção negativa no sorriso, além de outros benefícios conquistados com este tipo de tratamento.

Aparelho fixo transparente x alinhador invisível

Sem dúvidas, os dois tipos de aparelho oferecem vantagens para quem deseja transformar o sorriso. Pois são mais discretos que outras soluções e vem chamando cada vez mais atenção de diferentes públicos.

Mas hoje queremos mostrar as diferenças entre duas opções bastante conhecidas de quem deseja alinhar os dentes de uma forma mais discreta. Primeiramente, é preciso citar que estamos falando sobre os aparelhos ortodônticos transparentes e os alinhadores invisíveis. Talvez você até imagine que os dois modelos sejam o mesmo. No entanto, existem distinções entre eles como, por exemplo:

  • A estrutura de cada um;
  • A forma de higienização;
  • O conforto e a discrição de cada tratamento;
  • A tecnologia presente;
  • O preço dos procedimentos.

Mas queremos falar sobre cada uma destas diferenças de maneira detalhada. Confira a seguir!

Estrutura

De fato, uma das maiores diferenças está na própria estrutura do aparelho. A opção fixa transparente é como um aparelho fixo convencional. Ou seja, ele conta com fios, bráquetes e outras peças.

No entanto, os bráquetes são feitos de um material transparente, que pode ser porcelana ou safira, por exemplo. Desse modo, por ter fios, elásticos e borrachinhas, alguns alimentos podem deixar as peças amareladas e atrapalhar o efeito invisível. Além disso, é preciso tomar cuidado com o que consome. Pois algumas comidas podem quebrar o aparelho e prejudicar o tratamento.

os alinhadores invisíveis

Porém, quando falamos sobre os alinhadores invisíveis, estamos lidando com um modelo que é uma placa feita exclusivamente para o sorriso do paciente. Aliás, o alinhador se encaixa nos dentes e elimina a necessidade de todos os componentes citados no aparelho fixo.

Higienização

Certamente, se você usa ou deseja utilizar um aparelho ortodôntico, deve ficar se perguntando sobre como manter a higiene bucal durante o tratamento.

No caso do aparelho fixo transparente, existem escovinhas especiais que ajudam na limpeza, além do uso do fio dental, que é fundamental em todos os casos. Portanto, é preciso cuidado redobrado, já que alguns resíduos de comida podem ficar presos no aparelho e prejudicar a saúde bucal.

Essa, inclusive, é outra diferença entre este aparelho e os alinhadores invisíveis, que são removíveis e podem ser retirados para a alimentação e escovação. Aliás, o alinhador conta com higienização facilitada, pois não tem fios e bráquetes e consegue ser higienizado de maneira completa com os produtos indicados pelo dentista responsável. No entanto, vale lembrar que ele deve ser utilizado por 22h diárias e só pode ser retirado para as ocasiões citadas.

Conforto e discrição

Sem dúvidas, essa é a grande preocupação de quem precisa colocar aparelho. Afinal, ninguém deseja sentir dor e desconforto durante o tratamento.

Por ter a estrutura tradicional, o aparelho fixo transparente tem fios que podem machucar a boca, causando aftas, por exemplo. Além disso, alguns modelos podem gerar desconforto em ações simples do dia a dia como comer, sorrir e falar.

No entanto, os alinhadores invisíveis são mais confortáveis, já que eliminam a necessidade das peças do aparelho convencional.

Com eles, inclusive, é possível ter uma rotina completamente normal sem restrições alimentares e sem ter que deixar de realizar alguma tarefa por medo ou desconforto causado pelos itens metálicos presentes no aparelho fixo.

Aliás, como são trocados quinzenalmente, cada alinhador possui uma diferença na posição dos dentes em relação ao modelo anterior. Assim, os dentes são movimentados de maneira gradual na direção correta, sem atrapalhar a fala e sem causar grandes desconfortos.

Do mesmo modo, o alinhador invisível é muito mais discreto e praticamente imperceptível. Já o aparelho transparente, pode ser notado por conta de seus fios, mas ainda assim tem mais discrição que o aparelho fixo metálico.

Tecnologia

De fato, a tecnologia também é um grande diferencial quando comparamos os dois tratamentos. No alinhador invisível, o escaneamento 3D é o grande responsável por analisar a arcada dentária do paciente e fazer um molde totalmente digital, diferente da opção desconfortável de gesso feita em tratamentos convencionais.

Desse modo, a inovação permite que o dentista responsável pelo tratamento tenha informações ainda mais precisas sobre os seus dentes. Assim, é possível traçar um planejamento ainda mais completo e eficaz.

Além disso, este recurso moderno permite que o paciente visualize como ficará o seu sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento. Essa, sem dúvidas, é uma grande vantagem, que deixa todo o processo ainda mais confiável e inspirador.

Consultas e resultados

Os dois tratamentos contam com uma diferença nas visitas ao consultório. Enquanto quem usa o aparelho fixo transparente precisa ir ao dentista quinzenalmente ou mensalmente para manutenções, as pessoas que escolhem os alinhadores invisíveis precisam voltar à clínica apenas a cada dois meses.

Isso é possível pois os alinhadores são trocados a cada 15 dias pelo próprio paciente. Mas calma, tudo é supervisionado pelo dentista, que desenvolve as placas para cada etapa e envia o alinhador com todas as orientações.

Além disso, de acordo com especialistas o alinhador invisível oferece resultados mais rápidos. O tempo do tratamento com aparelho fixo transparente pode não ser muito previsível. Pois muitos pacientes demoram anos para conseguirem tirar o aparelho e enxergarem os resultados. É claro que isso varia de acordo com cada caso, mas de um modo geral o procedimento é conhecido por ser mais longo.

No entanto, o alinhador invisível proporciona o novo sorriso em um prazo muito mais rápido do que você imagina. Ou seja, em menos de um ano é possível ter dentes alinhados como sempre sonhou. Pois a conclusão deste tratamento cumpre o prazo de 6 a 10 meses.

Preço

Por fim, queremos falar sobre um assunto que gera muitos questionamentos sobre procedimentos ortodônticos: o preço do tratamento.

Sem dúvida, não é possível afirmar com precisão quanto custa cada aparelho. Pois os procedimentos variam de acordo com cada clínica e profissional.

No entanto, podemos dizer que a diferença está entre as formas de pagamento.

Por exemplo, no caso do aparelho fixo o paciente deve pagar mensalmente, de acordo com a quantidade de manutenções que são realizadas.

Além disso, ele precisa pagar também eventuais substituições de peças que quebraram ou foram perdidas.

No entanto, no caso dos alinhadores invisíveis este custo da reposição de peças é eliminado. Afinal, como já revelamos, trata-se de várias placas que se encaixam ao sorriso e não vários componentes.

E por serem feitas de um material resistente e flexível, é possível passar por cada etapa com as placas com total segurança e durabilidade.

Do mesmo modo, no procedimento com os alinhadores o valor é cobrado de acordo com o tratamento completo. Ou seja, é possível ter maior previsibilidade de quanto será gasto.

Além disso, quando falamos de alinhadores com produção nacional o valor é ainda mais acessível, pois o gasto com transporte do material é eliminado e o paciente acaba sendo beneficiado por contar com um produto de extrema qualidade e preço muito mais em conta.

Por isso, esta característica pode ser considerada uma boa vantagem. Pois você pode se programar melhor, já que dá para saber quanto irá gastar, sem ter que se preocupar com surpresas negativas ao longo da transformação do seu sorriso.

Gostou de descobrir as principais diferenças entre o aparelho fixo transparente e os alinhadores invisíveis? Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam sobre os tratamentos.

Se você deseja saber um pouco mais sobre procedimentos que podem oferecer o sorriso que sempre sonhou, continue de olho em nosso blog e confira nossos conteúdos!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz