Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Inegavelmente, o aparelho fixo com borrachinhas coloridas já foi uma grande paixão de crianças e adolescentes há algum tempo. No entanto, as coisas mudaram e é cada vez mais comum que a discrição seja um dos principais desejos na hora de cuidar do sorriso. Ou seja, a busca por soluções que não alterem o visual vem crescendo de maneira considerável. Por isso, hoje vamos falar sobre duas opções que se encaixam neste contexto e mostrar as principais diferenças entre o aparelho fixo transparente e os alinhadores invisíveis.

Quer saber as particularidades de cada tratamento? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

A importância em não comprometer a aparência

Conforme já citamos no início do texto, houve um tempo em que os bráquetes aparentes e as borrachinhas com diversas cores eram uma grande tendência. Porém, atualmente, até mesmo as crianças estão preferindo alternativas mais discretas quando falamos sobre tratamento ortodôntico.

Do mesmo modo, adultos e profissionais que precisam de um visual menos chamativo também enxergam nas opções invisíveis uma ótima solução para deixar os dentes mais lindos. Afinal, advogados, jornalistas e administradores gostam de manter uma imagem mais séria, que pode ser comprometida com o uso do aparelho fixo tradicional.

Portanto, utilizar um aparelho transparente é uma escolha muito vantajosa. Isso porque é possível sorrir com a tranquilidade de não ter nenhuma uma intervenção negativa no sorriso, além de outros benefícios conquistados com este tipo de tratamento.

Aparelho fixo transparente x alinhador invisível

Sem dúvidas, os dois tipos de aparelho oferecem vantagens para quem deseja transformar o sorriso.

Mas hoje queremos mostrar as diferenças entre duas opções bastante conhecidas de quem deseja alinhar os dentes de uma forma mais discreta. Primeiramente, é preciso citar que estamos falando sobre os aparelhos ortodônticos transparentes e os alinhadores invisíveis. Talvez você até imagine que os dois modelos sejam o mesmo. No entanto, existem distinções entre eles e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Estrutura

De fato, uma das maiores diferenças está na própria estrutura do aparelho. A opção fixa transparente é como um aparelho fixo convencional. Ou seja, ele conta com fios, bráquetes e outras peças.

No entanto, os bráquetes são feitos de um material transparente, que pode ser porcelana ou safira, por exemplo. Desse modo, por ter fios, elásticos e borrachinhas, alguns alimentos podem deixar as peças amareladas e atrapalhar o efeito invisível. Além disso, é preciso tomar cuidado com o que consome. Pois algumas comidas podem quebrar o aparelho e prejudicar o tratamento.

os alinhadores invisíveis

Porém, quando falamos sobre os alinhadores invisíveis, estamos lidando com um modelo que é uma placa feita exclusivamente para o sorriso do paciente. Aliás, o alinhador se encaixa nos dentes e elimina a necessidade de todos os componentes citados no aparelho fixo.

Higienização

Certamente, se você usa ou deseja utilizar um aparelho ortodôntico, deve ficar se perguntando sobre como manter a higiene bucal durante o tratamento.

No caso do aparelho fixo transparente, existem escovinhas especiais que ajudam na limpeza, além do uso do fio dental, que é fundamental em todos os casos. Portanto, é preciso cuidado redobrado, já que alguns resíduos de comida podem ficar presos no aparelho e prejudicar a saúde bucal.

Essa, inclusive, é outra diferença entre este aparelho e os alinhadores invisíveis, que são removíveis e podem ser retirados para a alimentação e escovação. Aliás, o alinhador conta com higienização facilitada, pois não tem fios e bráquetes e consegue ser higienizado de maneira completa com os produtos indicados pelo dentista responsável. No entanto, vale lembrar que ele deve ser utilizado por 22h diárias e só pode ser retirado para as ocasiões citadas.

Conforto e discrição

Sem dúvidas, essa é a grande preocupação de quem precisa colocar aparelho. Afinal, ninguém deseja sentir dor e desconforto durante o tratamento.

Por ter a estrutura tradicional, o aparelho fixo transparente tem fios que podem machucar a boca, causando aftas, por exemplo. No entanto, os alinhadores invisíveis são mais confortáveis, já que eliminam a necessidade das peças do aparelho convencional.

Aliás, como são trocados quinzenalmente, cada alinhador possui uma diferença na posição dos dentes em relação ao modelo anterior. Assim, os dentes são movimentados de maneira gradual na direção correta, sem atrapalhar a fala e sem causar grandes desconfortos.

Além disso, o alinhador invisível é muito mais discreto e praticamente imperceptível. Já o aparelho transparente, pode ser notado por conta de seus fios, mas ainda assim tem mais discrição que o aparelho fixo metálico.

Tecnologia

De fato, a tecnologia também é um grande diferencial quando comparamos os dois tratamentos. No alinhador invisível, o escaneamento 3D é o grande responsável por analisar a arcada dentária do paciente e fazer um molde totalmente digital, diferente da opção desconfortável de gesso feita em tratamentos convencionais.

Além disso, este recurso moderno permite que o paciente visualize como ficará o seu sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento. Essa, sem dúvidas, é uma grande vantagem, que deixa todo o processo ainda mais confiável e inspirador.

Consultas e resultados

Os dois tratamentos contam com uma diferença nas visitas ao consultório. Enquanto quem usa o aparelho fixo transparente precisa ir ao dentista quinzenalmente ou mensalmente para manutenções, as pessoas que escolhem os alinhadores invisíveis precisam voltar à clínica apenas a cada dois meses.

Isso é possível pois os alinhadores são trocados a cada 15 dias pelo próprio paciente. Mas calma, tudo é supervisionado pelo dentista, que desenvolve as placas para cada etapa e envia o alinhador com todas as orientações.

Além disso, de acordo com especialistas o alinhador invisível oferece resultados mais rápidos. O tempo do tratamento com aparelho fixo transparente pode não ser muito previsível. Mas o alinhador invisível proporciona o novo sorriso em um prazo entre 6 e 10 meses.

Gostou de descobrir as principais diferenças entre o aparelho fixo transparente e os alinhadores invisíveis? Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam sobre os tratamentos. Se deseja saber um pouco mais sobre procedimentos que podem oferecer o sorriso que sempre sonhou, continue de olho em nosso blog e confira nossos conteúdos!