Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Veja três tratamentos que podem solucionar este tipo de desalinhamento dental  

O alinhamento dental, conhecido também pela expressão “dentes encavalados”, é uma condição que oferece muitos problemas para a saúde bucal.

Por isso, queremos falar sobre esta situação e mostrar os motivos para tratá-la o quanto antes.

Então, se deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que são dentes encavalados?

Os dentes encavalados representam um desalinhamento no sorriso. Mas, para que você entenda melhor, queremos te explicar de uma forma mais simples.

Portanto, o apinhamento dental ocorre quando não existe espaço suficiente na mordida, para que os dentes se encaixem de maneira natural. Desse modo, eles ficam agrupados ou sobrepostos sobre outros dentes. Em alguns casos, podem ser empurrados para frente ou para trás.

De acordo com especialistas, o problema pode afetar muitas crianças. No entanto, também se manifesta em adultos, mesmo com a dentição já desenvolvida.

Agora que você entendeu o que são os dentes encavalados, chegou a hora de conhecer os principais motivos para esta condição.

Aliás, existem diferentes razões para o problema.

Primeiramente, ele pode ocorrer por conta de fatores genéticos. Pois, a hereditariedade pode definir alguns traços como tamanho da arcada, proporção de ossos e espaço na boca.

Da mesma forma, hábitos inadequados, como chupar o dedo e uso prolongado de chupetas e mamadeiras, podem comprometer o alinhamento dental.

Embora ocorra com menor frequência, a condição pode surgir após traumas e lesões.

Por fim, até mesmo pessoas que não apresentavam nenhum indício de sofrer com dentes encavalados, podem enfrentar o problema após o nascimento do dente do siso. Pois, é comum que eles nasçam em espaços insuficientes e empurrem os demais dentes até que eles fiquem tortos.

Os principais problemas causados pelos dentes encavalados

Inegavelmente, quando falamos sobre dentes encavalados, sabemos que a questão estética é uma das maiores preocupações.

Mas, é preciso entender que existem outras consequências por trás desta condição. Conheça as principais:

Mastigação

Primeiramente, o problema pode causar irregularidades na mordida e comprometer esta função básica. Desse modo, a mastigação é prejudicada.

Saúde bucal

Da mesma forma, os dentes tortos elevam as chances de o paciente desenvolver outros danos bucais, como: cáries, tártaro, inflamações na gengiva e mau hálito, pela dificuldade de higienizar os dentes apinhados com total eficiência.

Dores frequentes

Além dos problemas que já citamos, o apinhamento dental gera dores de cabeça e na face. Isso ocorre, pois a condição pode afetar a articulação temporomandibular, que liga a maxila ao osso temporal. Assim, a posição incorreta dos dentes causa estalos nesta articulação, cansaço após as refeições e os desconfortos que citamos.

Autoestima e qualidade de vida

Por fim, os dentes encavalados prejudicam a dicção, a autoestima e a confiança. Com isso, é comum que as pessoas que sofrem com este problema enfrentem insegurança para desempenhar funções simples, como: sorrir, comer e falar em público.

Mas, felizmente existem tratamentos que podem resolver a situação e entregar resultados muito positivos, como você vai conferir a seguir!

3 tratamentos para apinhamento dental

De fato, como falamos acima, muitas pessoas buscam tratamento para apinhamento dental, não apenas por uma questão estética, mas, também, por melhoria da saúde bucal.

Veja três tratamentos que podem resolver este problema:

Facetas ou lentes de contato

Primeiramente, queremos falar sobre estas duas opções de tratamento. Porém, é preciso considerar que elas são indicadas apenas para casos pouco expressivos de dentes tortos.

Desse modo, servem como uma capa e remodelam os dentes, corrigindo leves desalinhamentos.

A grande diferença entre os dois tratamentos é que a faceta normalmente é feita com resina e a lente com porcelana.

Aparelho fixo

Sem dúvida, os aparelhos ortodônticos são a alternativa mais recomendada para correção de dentes tortos. Afinal, exercem pressão e movimentam os dentes até que cheguem em sua posição ideal.

Entre as soluções disponíveis, está o aparelho fixo tradicional, que conta com a ajuda de bráquetes, fios e outras peças de metal para conquistar o resultado esperado.

Mas, vale lembrar que o método exige enorme dedicação dos pacientes e algumas limitações alimentares. Além disso, a conclusão do procedimento varia de acordo com cada caso, podendo demorar anos.

Alinhador invisível

Por fim, entre os tratamentos indicados para dentes encavalados está o alinhador invisível.

Este tipo de aparelho vem conquistando cada vez mais adeptos, entre famosos e anônimos, que finalmente encontraram a maneira ideal de alinhar os dentes de uma forma rápida, confortável e muito discreta.

Afinal, com as placas alinhadoras, que não contam com peças metálicas, é possível corrigir problemas como o apinhamento entre 6 e 10 meses.

Do mesmo modo, a aparência de quem aposta nesta solução não é prejudicada durante o tratamento, já que o alinhador transparente é praticamente imperceptível.

Além disso, o procedimento é muito prático do começo ao fim, proporcionando previsibilidade, não limitando a alimentação e deixando a jornada mais simples.
Aliás, neste caso, as trocas dos alinhadores são feitas pelo próprio paciente e as consultas presenciais acontecem apenas a cada dois meses.

Certamente, esta é a opção ideal para quem busca transformar o sorriso. E sabe o que é melhor? Os alinhadores nacionais são acessíveis e não contam com valores absurdos como muitas pessoas pensam.

Por falar nisso, publicamos um texto falando um pouco mais sobre o preço deste tipo de aparelho. Clique aqui e leia agora mesmo!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz