Sem dúvida, você já deve ter ouvido a expressão “dente encavalado”. Este nome é dado para o apinhamento dental, condição que caracteriza o desalinhamento da arcada dentária.
Inegavelmente, o problema pode causar desconfortos tanto na estética como nas funções essenciais de dicção, mastigação e respiração. Mas além de explicar sobre esta condição e suas causas, queremos mostrar como ela pode ser resolvida.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que pode deixar o dente encavalado?
Primeiramente, queremos destacar que o apinhamento pode ter diversas causas e cada paciente tem suas particularidades.
Mas de um modo geral as principais razões para sofrer com dente encavalado são:
- Fatores genéticos: o apinhamento pode acontecer pelo posicionamento inadequado dos dentes, definido por questões hereditárias. Aliás, a genética pode influenciar em traços como espaçamento na boca, tamanho dos dentes e proporção dos ossos do maxilar;
- Traumas: é possível que os dentes desalinhados surjam por conta de traumas como lesões ou pancadas na arcada dentária;
- Respiração: respirar pela boca pode modificar os ossos do maxilar e o formato das arcadas, prejudicando o alinhamento dental;
- Bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes involuntariamente durante o sono, desgasta e amolece a dentição. Isso pode comprometer a região óssea, facilitando o surgimento do apinhamento;
- Hábitos: por fim, mesmo com uma boa genética dental, alguns hábitos podem desalinhar os dentes, como chupar o dedo, morder objetos e roer as unhas. A projeção inadequada da língua é outra ação que pode deixar o sorriso desalinhado. Do mesmo modo, o uso prolongado de chupeta e mamadeira também pode resultar nesta condição.
As consequências do problema
De fato, esta questão é enfrentada por muitos pacientes. Mas é preciso atenção, pois ela pode gerar outros problemas.
Primeiramente, os pacientes que sofrem com os dentes tortos podem sofrer também traumas no mecanismo da mordida. Pois o posicionamento incorreto atrapalha a função e sobrecarrega o sistema mastigatório. Do mesmo modo, o dente encavalado pode dificultar a higienização bucal e facilitar o acúmulo de restos de alimentos na boca. Isso pode gerar cáries, tártaro e inflamações na gengiva.
Além disso, o problema também pode prejudicar a autoestima do paciente. Inegavelmente, questões estéticas estão entre as principais razões que levam as pessoas até o dentista. Mas sabemos que por trás disso existe a insegurança ao realizar tarefas cotidianas, como sorrir, comer e falar.
No entanto, existem tratamentos que conseguem aliar a harmonização do sorriso com a devolução da saúde bucal e de funções essenciais, como você vai ver a seguir!
Tratamentos para dente encavalado
De fato, a ortodontia consegue resolver problemas de apinhamento dental. Mas existem diferentes tipos de procedimento para a condição.
Para te ajudar nesta decisão, vamos citar três tipos de aparelho que podem ajudar a alinhar o sorriso.
Aparelho móvel
Primeiramente, queremos falar sobre os aparelhos móveis. Eles são mais utilizados pelas crianças, pois tratam problemas nas primeiras fases da vida. Além disso, podem ser usados após outros tratamentos para manter o alinhamento ideal.
Aparelho fixo
Do mesmo modo, os aparelhos fixos tradicionais também ajudam em casos de apinhamento dental.
Este tipo de aparelho conta com fios e bráquetes cerâmicos ou de metal, que podem ser interligados e fixados com a ajuda das convencionais borrachinhas. No entanto, o aparelho fixo não pode ser removido e suas manutenções ocorrem pelo menos uma vez por mês.
Do mesmo modo, existe também a opção lingual, em que as peças ficam na parte interna dos dentes.
Alinhador invisível
Por fim, o alinhador invisível vem conquistando muitas pessoas que desejam alinhar os dentes e corrigir problemas como apinhamento dental.
Primeiramente, vale destacar que um dos grandes motivos do seu sucesso é a discrição, já que praticamente não é notado durante seu uso.
A solução é mais confortável que o tratamento tradicional, pois não conta com bráquetes e peças de metal que machucam a boca. Além disso, a tecnologia utilizada neste procedimento garante um planejamento completo do sorriso, que assegura que cada etapa seja finalizada com total eficiência.
Outra grande vantagem é a praticidade. Pois quem usa o alinhador transparente, que deve ser utilizado 22 h por dia, pode tirar o aparelho para comer e escovar os dentes. Assim, não existe nenhuma restrição alimentar e nenhuma tarefa cotidiana é prejudicada pelo tratamento.
Por fim, para fechar com chave de ouro, o alinhador invisível oferece resultados muito mais rápidos que os demais procedimentos. Ou seja, em um prazo que varia entre 6 e 10 meses, é possível alinhar os dentes e ter um sorriso ainda mais saudável e incrível!
Gostou de saber um pouco mais sobre as causas e os possíveis tratamentos para dente encavalado? Em nosso blog temos outras matérias que falam sobre diferentes condições que podem ser resolvidas com o alinhador invisível.
Aliás, temos um texto muito legal que mostra como os dentes encavalados podem causar outros problemas.
Leia agora mesmo e fique por dentro do assunto!