Sem dúvida, ter um sorriso lindo e alinhado é o sonho comum entre milhares de pessoas. Afinal, muitos sentem medo ou vergonha de sorrir em público por não estarem totalmente felizes com a posição de seus dentes. Mas, o tratamento ortodôntico com aparelho alinhador transparente está aí para provar que é possível conquistar o melhor resultado em menos de um ano.
No entanto, antes de começar a usar o aparelho invisível, você precisa entender algumas questões.
Quer saber mais sobre o tratamento? Então, confira a seguir, 5 coisas que você precisa entender antes de iniciar a transformação do seu sorriso!
1 – O aparelho alinhador transparente pode substituir o aparelho fixo?
De fato, esta é uma das maiores dúvidas sobre o procedimento. E sim, o alinhador não apenas consegue substituir o aparelho fixo, como oferece muitas vantagens em comparação ao tratamento convencional.
Primeiramente, ele é mais discreto, já que é praticamente invisível e não interfere no seu visual durante o processo.
Do mesmo modo, ele é muito mais prático e confortável. Afinal, não conta com fios, bráquetes e peças que podem machucar a sua boca e comprometer a sua alimentação.
Por fim, o tratamento é mais ágil e pode ser concluído em um prazo surpreendente.
Inegavelmente, a agilidade é uma das maiores vantagens no uso do aparelho alinhador transparente.
Então, se você busca uma solução que alinha seus dentes em pouco tempo, esta é a opção indicada para o seu caso. Pois, o alinhador transforma o seu sorriso entre 6 e 10 meses.
Tudo isso, graças aos recursos tecnológicos presentes no procedimento, que entregam informações mais precisas para os especialistas e ajudam a promover a movimentação correta dos seus dentes.
2 – É preciso apostar no recorte adequado para ter mais eficiência
Certamente, você já deve ter se deparado com diferentes marcas de alinhadores invisíveis no mercado.
Mas, precisamos te contar que existe um recorte mais eficiente para o tratamento.
Aliás, é importante você saber que o aparelho é feito com uma placa que se encaixa perfeitamente aos seus dentes. No entanto, existem três tipos de corte do material.
O primeiro deles é aquele que contorna a arcada e tem o formato do sorriso.
Porém, por conta de sua forma, ele não é o mais eficiente. Pois, perde o controle da movimentação do sorriso.
Do mesmo modo, existe o aparelho recortado no nível da gengiva. Ele tem eficácia superior ao modelo que citamos acima, mas ainda não é o mais adequado.
De acordo com um estudo realizado por Daniel P. Cowley, James Mah e Brenda O’Toole, para o Journal of Clinical Orthodontics, a melhor solução é apostar no alinhador transparente cortado dois milímetros acima da linha da gengiva.
Segundo a pesquisa, esta opção oferece melhor cobertura aos dentes e controla a movimentação do sorriso com mais precisão.
Aliás, se você quiser ver uma imagem que mostra as diferenças entre os tipos de aparelhos que citamos, clique aqui e confira!
3 – Você é o responsável pela troca dos alinhadores
A praticidade é um dos pontos fortes dos aparelhos invisíveis. Isso inclui a redução de visitas presenciais na clínica. Ou seja, neste tipo de tratamento você vai até o consultório apenas a cada dois meses.
Desse modo, as trocas quinzenais dos alinhadores, podem ser realizadas por ninguém mais ninguém menos que você.
Mas, calma. Tudo isso, é feito com a ajuda do seu dentista responsável, que envia junto ao kit ortodôntico, todas as informações que você precisa para cumprir esta tarefa sem nenhuma dificuldade.
4 – O aparelho deve ser retirado apenas para comer e escovar os dentes
Agora que você já conhece alguns benefícios do procedimento e sabe como são realizadas as trocas das placas alinhadoras, queremos falar sobre a forma correta de usar o aparelho alinhador transparente.
Portanto, ele deve ser utilizado 22 h por dia. Dessa forma, pode ser removido durante as refeições e a higiene bucal.
Assim, você não precisa evitar comer os alimentos que mais gosta. Ou seja, sua refeição não é prejudicada e seus dentes ficam sempre limpinhos e saudáveis.
5 – Alinhadores nacionais custam menos
Por fim, antes de iniciar o tratamento com aparelho alinhador transparente, é fundamental você saber que as opções nacionais são mais acessíveis.
Isso é possível, pois os aparelhos feitos no Brasil não contam com valores de transporte e importação, reduzindo o preço total do procedimento.
Mas, vale lembrar que, mesmo custando menos, eles contam com total eficiência para alinhar seus dentes e oferecem todas as vantagens que citamos ao longo deste texto.
Gostou do nosso conteúdo?
Então, que tal conferir uma matéria que revela como você pode encontrar o melhor alinhador para o seu sorriso? Leia agora mesmo!
Além disso, continue de olho em nosso blog para conferir todas as novidades que postamos sobre os aparelhos invisíveis!