Facebook LinkedIn Youtube Instagram Seta Made with love by Platz"

Sem dúvida, ter um sorriso bonito e alinhado é um grande desejo para muitas pessoas. Mas com os alinhadores invisíveis esta conquista tornou-se ainda mais fácil.

Aliás, este tipo de aparelho tem o poder de facilitar a vida de quem deseja alinhar os dentes com praticidade, conforto e rapidez.

No entanto, existem algumas recomendações essenciais que devem ser seguidas para manter o alinhador sempre bem cuidado.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e descubra!

Uma conquista simples e eficaz

Inegavelmente, um sorriso perfeito vai além da estética. Afinal, sua saúde bucal e qualidade de vida podem ser influenciadas pelos dentes desalinhados.

Mas existe uma solução muito eficiente, que promete entregar os resultados dos seus sonhos sem dificuldades.

Estamos falando dos alinhadores invisíveis, que no prazo de 6 a 10 meses podem transformar o seu sorriso do jeito que sempre imaginou.

E esta conquista é ainda melhor com as vantagens deste tratamento. Primeiramente, não podemos deixar de citar a tecnologia avançada utilizada para traçar o melhor planejamento para cada etapa.

O escaneamento 3D realiza um diagnóstico digital completo da sua arcada e entrega informações ainda mais precisas para os dentistas. Esta inovação substitui perfeitamente os tradicionais moldes de gesso, que tanto incomodam os pacientes que utilizam aparelho fixo tradicional.

Além disso, optar pelos alinhadores invisíveis é uma alternativa muito mais eficaz. Pois eles se encaixam perfeitamente ao sorriso e não machucam a boca, já que não contam com fios, bráquetes e outras peças metálicas do tratamento convencional.

Do mesmo modo, outro grande benefício é a praticidade. Aliás, o alinhador, que deve ser trocado quinzenalmente e utilizado 22 h por dia, deve ser retirado para alimentação e higienização. Por isso, você não precisa ter medo de comer alguma coisa dura e quebrar o aparelho ou sentir vergonha de se alimentar na frente dos outros por causa de alimentos que podem ficar presos.

Neste caso, durante as refeições, basta retirar o alinhador, guardar em seu case e colocá-lo normalmente após a higienização bucal.

Por fim, é importante citar outra boa vantagem deste tratamento. As consultas de acompanhamento são realizadas apenas a cada dois meses e as trocas de alinhadores de cada etapa podem ser realizadas por você, de acordo com as orientações do dentista responsável.

Como cuidar dos aparelhos transparentes?

De fato, é comum que qualquer procedimento estético ou tratamento demande cuidados especiais. Afinal, tratam-se de esforços do bem para potencializar e manter os resultados.

E por mais que a cada 15 dias os alinhadores sejam trocados, é fundamental ter atenção em alguns fatores para evitar o desgaste e danos ao material.

Por isso, se você usa ou deseja utilizar o alinhador transparente, existem alguns pontos que merecem cuidado, como:

  • Higienização adequada;
  • Rotina correta; 
  • Saúde bucal em dia;
  • Atenção com a caixinha.

Quer saber sobre cada um destes cuidados? Confira a seguir!

Cuide da sua saúde bucal

O primeiro passo é básico e importante também para quem não utiliza alinhadores: capriche na higiene bucal.

A forma de cuidar dos seus dentes não se altera durante o tratamento, mas é importante ressaltar que você deve sempre fazer uma escovação completa antes de colocar seus alinhadores de volta.

Portanto, entre os cuidados com a sua higiene bucal podemos destacar:

  • A escolha de uma escova de dentes com cerdas macias e polidas. Pois este modelo não fere as gengivas e não desgasta o esmalte dos dentes. Além disso, é fundamental realizar uma escovação completa, em todas as partes da arcada, enxaguar a boca e trocar a escova pelo menos a cada três meses;
  • A preferência por cremes com flúor, já que o produto é muito eficaz contra a ação das bactérias. Mas é preciso atenção para não exagerar na quantidade. Pois o uso em excesso pode dificultar a boa escovação. Portanto, segundo especialistas, a quantidade ideal é equivalente ao tamanho de um grão de ervilha;
  • A escovação antes do café da manhã. Afinal, os dentes e a língua devem ser escovados assim que acordamos, para que a película formada em volta dos dentes durante a noite seja removida. Assim, é possível eliminar as bactérias naturais da boca e reduzir os riscos de cáries;
  • O uso do fio dental, que deve ser aplicado após todas as refeições para evitar que alimentos fiquem presos entre os vãos.

Higienize seus alinhadores invisíveis

alinhadores invisíveis

A limpeza dos alinhadores é essencial para um resultado satisfatório ao final do tratamento. Dessa forma, para limpá-los você pode utilizar a sua própria escova de dentes, e lavá-los com água em temperatura ambiente e um pouquinho de detergente.

Depois que os alinhadores forem higienizados, a dica é deixá-los secando em uma toalha bem limpinha antes de colocá-los na boca novamente.

Retire o aparelho durante as refeições 

Do mesmo modo, é essencial que você respeite a rotina ideal de uso dos alinhadores.

Portanto, sempre que for comer e beber algo retire o aparelho. É importante destacar a importância da remoção para consumir bebidas, especialmente as quentes. Pois é comum ouvirmos mais sobre os cuidados com outros tipos de alimentos.

No entanto, é preciso tirar o aparelho para tomar chás, vinhos, café, refrigerantes e sucos e afastar os riscos de manchar as placas.

Depois da alimentação, o recomendado é realizar a higiene bucal e voltar a utilizar o alinhador.

Remova com segurança

A forma de remover os alinhadores da sua boca também merece atenção. Por isso, o ideal é evitar forçar apenas um dos lados e começar a retirada pela parte de trás, aplicando uma pressão suave em cada lado do aparelho que cobre os dentes do fundo.

Tenha cuidado com a caixinha

Sem dúvida, além de todos os cuidados com os alinhadores invisíveis, é importante que você também cuide do case que guarda o aparelho. Por isso, é essencial sempre realizar sua higienização e guardá-lo em um local livre de riscos.

Ou seja, o recomendado é não deixar a caixinha em balcões, pias e superfícies que ofereçam perigo e possam acumular bactérias. Portanto, caso esteja em um restaurante, assim que retirar o alinhador e guardar, a dica é colocar a caixinha em um local seguro.

Siga as recomendações do dentista

Seu dentista sabe o que diz, pode confiar.

Entretanto, é importante que ao longo de todo o tratamento, você mantenha a disciplina em relação as questões que citamos acima.

Por isso, siga as orientações e sempre que necessário informe o seu dentista sobre algum imprevisto ou algo que considere relevante.

Não cometa este erro!

Por fim, entre as dicas de cuidados com os alinhadores invisíveis queremos citar uma prática que deve ser descartada. Trata-se do uso da água quente.

Portanto, não higienize o seu aparelho com a água nesta temperatura. Pois ele pode sofrer alguns danos com esta condição.

Do mesmo modo, ferver o alinhador também pode prejudicar muito o material e atrapalhar o seu tratamento.

Aproveite seus alinhadores invisíveis

Agora que você já sabe quais cuidados devem ser tomados com os alinhadores invisíveis, chegou a hora de aproveitar todos os benefícios de um tratamento que alinha seus dentes, não prejudica a sua rotina e não causa desconforto.

Portanto, capriche nos cuidados e aproveite cada fase da revolução do seu sorriso! 

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre este tratamento, confira agora mesmo uma matéria que tira todas as suas dúvidas sobre os alinhadores.

Clique aqui e tenha todas as respostas sobre o procedimento!

Marketing Digital Orientado a Dados | Beatz